sidemenu-retrato-IAIS.png

Malta!

Bem-vindos ao I am Isabel Silva. Escrevo sobre a minha vida, os meus alimentos, as minhas corridas, o meu Caju. Espero que desfrutem.

Utilizar um melão para 5 receitas: é assim que os Kitchen Dates combatem o desperdício

Utilizar um melão para 5 receitas: é assim que os Kitchen Dates combatem o desperdício

Lancei um desafio à Maria e ao Rui, eles superaram a prova ao mais alto níBel e ainda partilharam uma grande novidade comigo. Vejam o vídeo.

Já passaram quase duas semanas desde que aceitei o desafio que me foi lançado pela Maria Granel e aderi ao #plasticfreejuly — podem ler mais sobre o desafio aqui. Nestes dias, tenho aprendido imensa coisa mas o mais importante é perceber que, assim como aconteceu com o meu desafio vegano — recordem aqui o artigo —, não vou entrar em fundamentalismos. 

As coisas não acontecem de um dia para o outro, e não é por ter decidido aceitar este desafio que vou eliminar, de vez, o plástico de utilização única da minha vida. Sou humana, vou falhar, mas o mais importante, como vos tenho dito desde o primeiro dia, é despertar a nossa consciência para a mudança, manter o foco e tentar, dentro do que nos é possível, fazer o melhor pelo nosso planeta. 

Apesar de fazer compras a granel, usar os meus saquinhos de pano reutilizáveis e devolver as caixinhas dos meus Biovivos, entre outras coisas que já faço, continuo a produzir algum lixo na cozinha. 

Como estou empenhada nesta mudança e a tentar, dentro do que me é possível, ter o mínimo de desperdício possível, fui falar com quem realmente sabe preparar pratos IncríBeis sem desperdiçar nada. Até mesmo as pevides das frutas ganham uma nova vida. 

E quem são estas minhas duas grandes inspirações neste mundo do zero waste? A Maria e o Rui. Vocês talvez os conheçam como Kitchen Dates — podem seguir o Instagram deles aqui — aquele casal que serve um brunch delicioso, vegan e totalmente sem desperdício em casa. Como sei que eles seriam as pessoas indicadas para me dar algumas dicas contra o desperdício, fui até à casa deles na zona de Campo de Ourique, em Lisboa, para prepararmos quatro receitas onde existe um ingrediente comum a todas elas: o melão. 

Malta, não sou capaz de encontrar palavras para vos descrever o quão deliciosas são cada uma destas receitas. O melhor é mesmo vocês verem o vídeo para verem a minha reação. É que nós usamos tudo, desde as cascas do melão às pevides, sem esquecer o miolo. E quem diria que melão grelhado numa salada é delicioso?

A nova casa dos Kitchen Dates

Antes de partilhar convosco as receitas que preparei com a Maria e o Rui, tenho de vos falar de um projeto muito importante deste casal que tanto me inspira. É que a casa dos Kitchen Dates começa a ser pequena para tanta gente e, por isso, eles vão criar um projeto inovador, do qual gostava muito que vocês fizessem parte. 

Então não é que eles vão abrir o primeiro restaurante sem caixote do lixo de Lisboa? Em Telheiras, malta. Vocês não conseguem imaginar a minha cara de felicidade assim que soube desta novidade. Além disso, na nova casa os Kitchen Dates só vão utilizar produtos sazonais, vão desenvolver novas receitas de acordo com a estação do ano, e tudo o que estiver dentro deste novo espaço será de produtores nacionais, desde os ingredientes às louças. 

Este novo projeto vai chegar em setembro mas, até lá, ainda há muita coisa para fazer, e é aqui que a vossa ajuda vai ser fundamental. 

É que para a sua nova casa, a Maria e o Rui precisam de alguns materiais que acartam alguns custos. Por isso, criaram uma campanha de crowdfunding para que todos possam contribuir com aquilo que quiserem, sendo que serão sempre recompensados pela vossa contribuição, seja com o incríBel semi-curado de amêndoa, com um lugar especial num dos jantares deles ou com um convite num dos workshops que vão dar neste novo espaço. 

Podem saber mais sobre o projeto e contribuir para a campanha neste link: https://ppl.pt/kitchen-dates

Bebida vegetal de pevides de melão

Ingredientes:

Pevides e parte da polpa de um melão

Preparação:

Utilizar um aparelho próprio para preparar bebida vegetal (podem ver qual no vídeo) ou, em alternativa, um pano para coar a bebida no final. Triturar as pevides de um melão inteiro em um litro de água, coar e servir. Se quiserem, podem acrescentar ervas aromáticas como a menta para dar um toque mais fresco. 

Gaspacho frio de melão e pepino

Ingredientes:

Polpa de meio melão

Um pepino

Uma malagueta

Uma cebola roxa

Um dente de alho

Sumo de meio limão

Um raminho de manjericão 

Preparação:

Juntar todos os ingredientes numa liquidificadora e triturar até estar cremoso. Provar para retificar os temperos (bem disse à Maria que tenho de provar tudo) e servir. Se quiserem mais fresco, deixem no frigorífico um bocadinho. 

Água Aromatizada de Melão e Pepino

Ingredientes:

Cascas do melão

Cascas de pepino

Rodelas de limão

Preparação:

Colocar todos os ingredientes numa garrafa com água e deixar tomar sabor durante cerca de vinte minutos (idealmente, mais tempo). Depois, é só servirem bem fresca. 

Salada de melão grelhado 

Ingredientes:

Couve Toscana

Um fio de azeite

Sumo de limão

Flor de sal q.b.

Mini cenouras

Uma beterraba

Polpa de meio melão

Menta desidratada

Semi-curado de amêndoa

Preparação: 

Cortar a couve toscana e colocar o azeite, o limão e a flor de sal. Massajar bem a couve para amolecer e deixar a repousar. Enquanto isso, cozer as mini cenouras a vapor num tacho, grelhar o melão e cortar a beterraba em juliana. Quando todos os ingredientes estiverem prontos, juntar tudo numa taça, com uma pitada de menta, para dar sabor, colocar um pouco do semi-curado de amêndoa esfarelado por cima e servir.

VÍDEO

Samuel Costa

Os meus pés estão em êxtase: eu vou ser embaixadora da Scholl

Os meus pés estão em êxtase: eu vou ser embaixadora da Scholl

Obrigada Salvaterra de Magos, são os pequenos gestos que fazem a diferença

Obrigada Salvaterra de Magos, são os pequenos gestos que fazem a diferença