sidemenu-retrato-IAIS.png

Malta!

Bem-vindos ao I am Isabel Silva. Escrevo sobre a minha vida, os meus alimentos, as minhas corridas, o meu Caju. Espero que desfrutem.

Sanduíche de gelado de açaí. Saibam como faço esta pequena maravilha (ainda por cima saudável)

Sanduíche de gelado de açaí. Saibam como faço esta pequena maravilha (ainda por cima saudável)

As lambarices doces são a minha perdição, mas descobri um truque para não comer aquilo que me faz mal: criar as minhas próprias receitas. E esta é de comer e chorar por mais.

Nunca escondi que sou louca por doces. Não sou a pessoa que se perde por pão, queijo, enchidos ou outras coisas salgadas. A minha perdição são mesmo os doces. Resistir a essa tentação é dos meus maiores desafios. 

Adoro lambarices mas prezo sempre a minha vida saudável. Se tiver de dizer não a um doce porque sei que ele não me vai fazer bem naquele momento, digo. Mas também não sou fundamentalista. E se o meu corpo me puxar para um doce e eu o quiser mesmo comer, como. É um momento de prazer, e todos precisamos destes momentos. 

Claro que ao longo dos anos aprendi a fazer as escolhas certas. Percebi que o meu corpo não reage bem a refinaria e a laticínios, por isso, evito-os. Lá por querer um doce não quer dizer que tenha de ficar mal da tripa, não é verdade?

É por isso que escolho comer aqueles a que chamo os doces do bem. E isso fez-me criar receitas IncríBeis com ingredientes que não só me deixam feliz como fazem bem ao meu corpo. É o caso desta sanduíche de açaí que, a mim, faz lembrar aqueles gelados tipo Magnum Sanduíche, sabem? E o bem que me sabe comer isto num dia de calor? 

Esta sobremesa é feita, como vos disse, com açaí. Uma fruta de origem brasileira rica em antioxidantes e tem imensos benefícios para o organismo, ora atentem: é rico em vitamina E, em cálcio para manter os ossos mais fortes, em magnésio para cuidar do nosso sistema nervoso — naqueles dias mais corridos, bem falta me faz — e em ferro, para regular os nossos glóbulos vermelho e hemoglobina. 

Mas calma nessa hora, pessoal. Isto parece tudo muito complexo e vocês já estão para aí a pensar que vai ser um daqueles doces que de doce não tem nada, mas malta, garanto-vos, é de comer e chorar por mais. Espreitem a receita do meu livro, “A Comida que me Faz Brilhar” e depois falem comigo. 

Sanduíche de gelado de Açaí

Ingredientes:

Para as bolachas

— 120 gramas de cajus crus

— 60 mililitros de manteiga de caju

— 10 tâmaras medjool sem caroço

— Raspa da casca de uma laranja

— Uma pitada de sal

Para o gelado

— Quatro bananas maduras (congeladas de um dia para o outro)

— Duas colheres de sopa de açaí em pó

— Uma colher de sopa de geleia de agave

Preparação:

Num robô de cozinha ou processador, triturar os cajus até formarem uma farinha grosseira. Juntar os restantes ingredientes das bolachas até obter uma massa espessa. 

Fazer duas bolas do tamanho de bolas de golfe com a massa e espalmá-las com as mãos ou com a base de um copo. Colocar no congelador, separadas por papel vegetal, para não colarem. 

Para o gelado, triturar todos os ingredientes num processador ou liquidificadora até obter uma pasta cremosa e homogénea. 

Transferir a mistura para um recipiente hermético e colocar no congelador durante 30 minutos. 

Para montar as sanduíches, retirar as bolachas e o gelado do congelador e colocar uma bola em cada uma das seis bolachas. 

Servir de imediato ou colocar novamente no congelador.

Este pão faz-se em 15 minutos, é delicioso e não vos deixa inchados. Vejam a receita

Este pão faz-se em 15 minutos, é delicioso e não vos deixa inchados. Vejam a receita

Os meus looks. Uns calções de ciclista, um top antigo e umas sapatilhas veganas

Os meus looks. Uns calções de ciclista, um top antigo e umas sapatilhas veganas