sidemenu-retrato-IAIS.png

Malta!

Bem-vindos ao I am Isabel Silva. Escrevo sobre a minha vida, os meus alimentos, as minhas corridas, o meu Caju. Espero que desfrutem.

Esta é a melhor lasanha do mundo. E eu digo-vos onde é que a podem comer

Esta é a melhor lasanha do mundo. E eu digo-vos onde é que a podem comer

Durante muito tempo só provava do prato dos meus amigos, até que descobri uma solução incríbel, deliciosa e nutritiva, e bem pertinho de mim.

Há dias perguntei no meu Instagram se preferiam que vos dissesse onde comia a minha sopa miso favorita ou a melhor lasanha do mundo. Não houve hipótese: a lasanha deixou a sopa miso a um canto. E o prometido é devido, por isso, hoje vou contar-vos qual é a lasanha que me faz suspirar e ficar com água na boca só de pensar naqueles sabores absolutamente incríBeis.

Antes de vos dizer qual é a melhor lasanha do mundo, tenho de explicar que eu adoro o sabor deste prato, mas nunca fui apreciadora das lasanhas tradicionais. Sempre senti que tinham muito queijo — que acabava por mascarar todos os outros sabores — e que me deixavam mal disposta. Quando ia a restaurantes com amigos dizia-lhes sempre para pedirem e, assim, podia provar — esperta, não? — porque sabia que se comesse uma inteira me ia cair mal. Além disso, é um prato que raramente faço em casa, porque não é nada prático e demora bastante tempo.

DSC03524.jpg

Tudo isso mudou quando descobri a lasanha do Alecrim aos Molhos, a minha mercearia do bairro — espreita o brunch incríBel que fiz por lá — onde vou muitas vezes buscar almoço ou jantar. Conheço praticamente todas as receitas da Maria João, a cozinheira, que está muito ligada à comida macrobiótica e prepara sempre pratos deliciosos e funcionais, que eu adoro.

Um dia, a dona do Alecrim, a Mariana, disse-me que a Maria João tinha preparado uma lasanha que eu tinha mesmo de provar. “Vais adorar, Belinha”, foram as palavras dela. E não é que adorei mesmo? Bastou comer a primeira garfada para perceber que tem um sabor inacreditável em que se sentem todos os sabores de cada uma das camadas. Sim, porque a lasanha é preparada por camadas de diferentes legumes, desde abóbora a cogumelos e, no fim, servida com um bife de tofu por cima em vez do queijo, como me explicou a Mariana.

DSC03462.jpg

“Por cima leva um molho feito com creme de soja e manjericão, que a torna mais leve do que aquelas lasanhas com bechamel. Pelo meio, cada camada leva massa de espinafres, o que a torna mais saudável, também.”

A receita, conta a Maria João, aprendeu-a enquanto estudava no Instituto Macrobiótico de Portugal. “É uma das receitas que ensinam lá mas, por motivos de necessidade, tive de a reinventar. Num dos sítios onde trabalhei havia pouco material e não conseguia pôr o creme todo na panela. Tinha de saltear cada um dos ingredientes à parte, sempre com condimentos diferentes. Daqui nasceu uma feliz coincidência, esta lasanha.”

Sempre que tenho fome e um restinho desta lasanha lá por casa como uma fatia e fico saciada, sem ficar mal disposta, o que para mim é absolutamente incríBel. E vocês podem dizer “mas oh Belinha, e isso não está carregado de calorias?”. Tem calorias, claro que sim, como qualquer prato, mas neste caso são calorias boas porque os ingredientes são muito nutritivos. Para mim, o que faz uma boa lasanha é que seja igual a tantas outras, mas feita com bons ingredientes e cozinhada de forma equilibrada, que nos faça bem no seu todo e não apenas para acabar com aquela vontade de comer uma guloseima.  

Por isso, quando me perguntam qual é a melhor lasanha do mundo, respondo com toda a certeza: a do meu Alecrim aos Molhos, claro. Já experimentaram? Deixo-vos umas fotos para ficarem cheios de apetite. Eu já comia mais uma, e vocês, já provaram esta maravilha?

Vejam este meu look e acabem com a ideia de que não se pode misturar azul escuro e preto

Vejam este meu look e acabem com a ideia de que não se pode misturar azul escuro e preto

Vídeo. Hoje vou mostrar-vos o que nunca vos mostrei: os meus vizinhos

Vídeo. Hoje vou mostrar-vos o que nunca vos mostrei: os meus vizinhos