sidemenu-retrato-IAIS.png

Malta!

Bem-vindos ao I am Isabel Silva. Escrevo sobre a minha vida, os meus alimentos, as minhas corridas, o meu Caju. Espero que desfrutem.

Controlar o colesterol é muito importante para a nossa saúde — e eu fui ver como estava o meu

Controlar o colesterol é muito importante para a nossa saúde — e eu fui ver como estava o meu

O teste não dói nada e faz-se em menos de três minutos. Quando apareceram os resultados, até as farmacêuticas ficaram surpreendidas.

Desde que me lembro que sempre fui uma pessoa saudável e é difícil pensar num momento da minha vida em que tenha sentido que o meu corpo não estava bem. Sempre pratiquei desporto, tenho uma alimentação saudável e rica em nutrientes, mas, acima de tudo, gosto de estar sempre prevenida e saber com o que contar.

Foi por isso que, há dias, fui até à Farmácia da Fontes Pereira de Melo, em Lisboa — podem ver o site da farmácia aqui — para fazer um teste rápido ao colesterol. A ideia era saber como é que estavam os meus níveis sem ter de estar a ir até ao médico, pedir análises ao sangue e ter de esperar para saber os resultados das análises. Com este teste conseguem os resultados em 150 segundos (são menos de três minutos).

Nesta altura vocês devem estar a pensar “mas oh Belinha, isso de fazer testes ao colesterol é coisa para velhos”. Nada disso, antes pelo contrário. Há vários estudos que indicam que cerca de 70% dos portugueses têm os níveis acima de 190, o que já começa a ser preocupante, e o Instituto Nacional de Saúde também fez um estudo em 2015 — podem ver aqui — onde concluiu que 53% das pessoas entre os 35 e os 44 anos têm colesterol alto e tomam medicação. Portanto, como estão a ver, não calha só aos mais velhos.

unnamed-3.jpg
unnamed.jpg

A maioria das pessoas não tem bem noção de como é que ter os níveis de colesterol elevados pode afetar o nosso organismo. É que se os resultados das análises acusarem que estamos com excesso de colesterol, isso quer dizer que temos demasiada gordura acumulada nas artérias e, por isso, o sangue tem mais dificuldades em circular por todo o organismo. Isto resulta em problemas como diabetes, enfartes ou até mesmo AVCs.

Posto isto, e como não quero vir a ter nenhum destes problemas, fui à farmácia fazer o teste. Assim que cheguei fui super bem recebida por toda a equipa, e a Vânia, a farmacêutica que me fez o teste, explicou-me como é que tudo iria funcionar e foi muito mais fácil do que estava à espera. Bastou uma picadela rápida no dedo e esperar os 150 segundos até sabermos os resultados.

unnamed-2.jpg

Entretanto, e enquanto esperávamos, a equipa mediu-me a tensão e a pulsação. Como faço muito desporto, a minha tensão e pulsação são sempre mais baixas, mas a verdade é que até a farmacêutica ficou admirada com os 109 de máxima, 79 de mínima e 44 batimentos cardíacos por minuto que apareceram na máquina. “Nunca medi uma tensão com um pulso tão baixo”, disse-me logo a Vânia a rir.

Quando terminámos, voltámos à máquina de medir o colesterol e, como da primeira vez tinha dado erro, tivemos de repetir o teste. Depois de passados os 150 segundos, estava à espera que os meus níveis estivessem abaixo do recomendado, ou seja, 180.

Supostamente, esta máquina deve mostrar um número quando terminamos o teste, mas sabem o que é que aconteceu comigo? Apareceu simplesmente “LOW”, o que quer dizer que os meus níveis estavam tão baixos que a máquina nem conseguia lê-los.

unnamed-5.jpg

Na realidade, isto para mim é um ótimo sinal. Quer dizer que os meus níveis não estão demasiado altos e que está tudo bem com o meu organismo. Mas, e se não estivesse? Estão a ver porque é que gosto sempre de andar em cima do acontecimento? O mais provável é que o meu colesterol se mantenha baixo mas, na eventualidade de as coisas mudarem, disseram-me logo como podia contornar o problema.

Uma das soluções que a equipa fantástica da farmácia da Fontes Pereira de Melo me falou foi no Arterin, um suplemento com levedura de arroz vermelho, que é rica em Monacolina K, uma estatina natural que ajuda a manter e a estabilizar os níveis de colesterol. Explicaram-me na farmácia que, se alguma vez o meu colesterol começar a subir, basta tomar um comprimido por dia para começar a sentir algumas diferenças.

unnamed-7.jpg

E vocês, sabem como andam os vossos níveis de colesterol? Se não andam atentos já sabem, passem por uma farmácia e façam o teste. Bastam três minutos, não custa nada.

É oficial: o meu EFIT Isabel Silva está pronto e quero mostrar-vos tudo

É oficial: o meu EFIT Isabel Silva está pronto e quero mostrar-vos tudo

Percebam porque é que calças clássicas e T-shirt desportiva são uma das minhas combinações preferidas

Percebam porque é que calças clássicas e T-shirt desportiva são uma das minhas combinações preferidas