sidemenu-retrato-IAIS.png

Malta!

Bem-vindos ao I am Isabel Silva. Escrevo sobre a minha vida, os meus alimentos, as minhas corridas, o meu Caju. Espero que desfrutem.

Receita. Aprendam a fazer a sopa de miso que eu bebo todas as manhãs e que me limpa o organismo

Receita. Aprendam a fazer a sopa de miso que eu bebo todas as manhãs e que me limpa o organismo

Este é um dos meus segredos para ter um corpo limpinho. É dos melhores desintoxicantes para o organismo, fortalece o intestino e aquece-me a alma. Partilho convosco esta receita simples, rápida e ótima para afastar doenças.

Primeiro: toda a gente sabe o que é, afinal, o miso? Duvido. Eu explico. O miso é uma pasta de soja fermentada com arroz ou cevada, com um travo salgado. Esta maravilha é muito utilizada no Japão e para quem, como eu, é adepto de cozinha macrobiótica, esta é uma das bases de tudo para se ter um organismo pleno.

 O miso é rico em enzimas que melhoram a digestão e, para além disso, ajuda a desintoxicar o organismo, bom para aquelas segundas-feiras, em que é preciso limpar os excessos do fim de semana. Mas na verdade este elixir pode e deve ser tomado todos os dias. Pelo menos é isso que o meu corpo pede.

sopa miso.jpg

Sou completamente viciada nessa sopa, não só porque me aconchega, mas também porque é altamente saciante. O miso é um dos alimentos mais completos, e que mais poder têm para desintoxicar o organismo. Não imaginam como me sabe bem beber uma taça de miso logo pela manhã, em jejum. Podem achar uma loucura, mas é tudo uma questão de hábito. Depois não vão querer outra coisa.

IMG_0823.jpg

Cá em casa tenho vários livros do Francisco Varatojo, o pai da macrobiótica em Portugal, e identifico-me muito com a forma como ele olhava para os alimentos. Eles são o nosso melhor medicamento. Basta saber tirar o devido proveito daquilo que a natureza coloca a nossa disposição.

Ele dizia e é verdade: “É o melhor alimento de origem vegetal para ajudar a recriar a flora intestinal e criar um sistema digestivo saudável”. Tenho pena de nunca me ter cruzado com ele. Felizmente, já tive a oportunidade de conhecer a família Varatojo, e são pessoas maravilhosas.

Há dias fui almoçar ao Instituto Macrobiótico, a convite da Marta Varatojo. Ela é serena, bonita e sabe bem onde está a palavra felicidade. Ofereceu-me o livro dela — “O Livro de Cozinha da Marta, Uma Forma de Amar” — e enquanto o lia com atenção ia percebendo que este é não é só um livro de receitas macrobióticas, é um livro sobre uma filosofia de vida. E ela explica-nos o porquê de comer desta forma. Quando o lerem, vão perceber que tudo faz sentido.

IMG_0852.jpg

Gosto tanto da receita da sopa de miso de gengibre que decidi partilhá-la convosco. Mas comprem o livro, porque há muito mais receitas saborosas.

IMG_0822.jpg

Quando não encomendo a sopa do Alecrim dos Molhos, a mercearia ao pé da minha casa, faço esta. Podia partilhar outras tantas que já fiz, mas esta é bem melhor que a minha. Aqui vai.

Sopa de Miso com Gengibre:

 

1.     Demolhe uma tira de alga wakame durante aproximadamente 10 minutos.

2.     Coloque numa panela a água necessária para a quantidade de sopa que pretende obter. Junte a cebola e a abóbora, cortada em cubos pequenos/médios.

3.     Tape a panela e cozinhe em lume médio até ferver.

4.     Adicione a alga wakame, cortada em tiras pequenas, e junte também a água na qual a água esteve a demolhar.

5.     Retire um pouco de água da panela para uma taça; dissolva bem o miso nessa taça.

6.     Acrescente o miso já dissolvido à sopa. Assim que começar a querer ferver, apague o lume — não chega a 1 minuto. É muito importante não deixar ferver, pois o calor activa as enzimas presentes no miso; ao ferver perdem-se as suas qualidades.

7.     Sumo de gengibre: rale 1 pedaço de 2/3 cm no ralador fino e esprema diretamente na sopa.

8.     Sirva com coentros picados.

 
O que eu como num dia #01

O que eu como num dia #01

Os IncríBeis já nasceram e eu quero muito que se juntem a mim no próximo encontro

Os IncríBeis já nasceram e eu quero muito que se juntem a mim no próximo encontro