sidemenu-retrato-IAIS.png

Malta!

Bem-vindos ao I am Isabel Silva. Escrevo sobre a minha vida, os meus alimentos, as minhas corridas, o meu Caju. Espero que desfrutem.

 Sabem por que é que eu só bebo água alcalina? Eu explico.

Sabem por que é que eu só bebo água alcalina? Eu explico.

Melhora o funcionamento de vários órgãos vitais e é uma espécie de fonte da juventude. Se corro maratonas, também é graças a isto.

Eu sou da team alcalina! Sim, malta, é verdade. Eu pertenço ao grupo de pessoas que só consomem água alcalina. E acredito que este é um dos segredos para conseguir correr as minhas tão adoradas maratonas. What else?! Mas sabem porquê? Eu explico.

O tema das dietas ácidas ou alcalinas tem gerado muita discussão, sobretudo nos últimos tempos. Há vários livros sobre o assunto, muitas teorias, mas o certo é que não há uma verdade absoluta, há casos e casos, e verdades diferentes para cada pessoa. Mas depois há verdades científicas inegáveis. Mas pronto, deixo aqui o meu contributo.

Como disse, faço parte dos que defendem que o consumo diário de água alcalina traz benefícios inequívocos para a saúde. E traz! Sobretudo para quem pratica desportos muito exigentes. Do outro lado, como sempre, estão os que defendem que esta é apenas mais uma moda e que não existem estudos científicos que comprovem esses benefícios.

Ora bem, meus amores, mesmo não sendo uma especialista, julgo que é importante partilhar convosco alguns conceitos-chave, até para que possam entender melhor o meu ponto de vista. Começando, desde logo, por explicar o que é isto de água alcalina ou água de PH alcalino. A sigla PH, que significa “potência de hidrogénio”, é a escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. E essa escala tem valores que vão dos 0 aos 14, sendo o 7 um valor neutro, zero a acidez máxima e 14 o grau alcalino máximo. Até aqui tudo simples, malta? Espero que sim, porque estou muito orgulhosa da minha explicação! Mas continuando…

No momento do nascimento, o PH do nosso organismo é alcalino (isto tem de querer dizer algo). Mas com o passar do tempo, e devido à dieta que vamos seguindo, ao estilo e ritmo de vida, entre muitos outros fatores, o organismo vai-se tornando ácido. Logo, o consumo diário de água alcalina irá ajudar a combater esta tendência natural e tornar-nos a todos bem mais saudáveis e fisicamente mais capazes.

A ingestão de água com níveis de PH superiores a 7 é importante para todos, mas mais ainda para as pessoas que praticam desporto regularmente, sobretudo modalidades muito exigentes como (pasmem-se!) maratonas! Ou seja, para além de melhorar o funcionamento de órgãos vitais como estômago, pâncreas ou rins, contribuindo também para tornar o sangue mais oxigenado, esta água ajuda também a diminuir a fadiga, aumentar o rendimento físico e capacidade de hidratação após o exercício. Last but not least, é também uma receita de juventude eterna pelo seu contributo fundamental para a função antioxidante. Torna-nos jovens durante muito mais tempo, querem melhor do que isto?!

Por todas estas razões, não creio que o consumo de água alcalina seja apenas uma moda e, como comecei por dizer, sou uma fervorosa adepta do seu consumo. Mas, malta, esta é apenas a minha opinião, que construí com base em muita coisa que foi lendo e especialistas com quem fui falando! O importante mesmo é que, alcalina ou não, bebam muita água, porque traz muitos benefícios para a saúde. E daqueles comprovados cientificamente.

 

Os três momentos em que fui contra o muro, e como é que consegui levantar-me

Os três momentos em que fui contra o muro, e como é que consegui levantar-me

Jumpsuit... ora verde, ora laranja

Jumpsuit... ora verde, ora laranja