Saladona Fit

 

Dá saúde e faz crescer

Quem disse que a salada é para "piriquitos"? Eu sou fã de salada em taças como esta. E nos dias de maior correria, esta refeição é a minha opção. Porquê? Porque para além de deliciosa, junta os ingredientes que mais me saciam num pós-treino:

A banana!!!!

Ah pois!! Não vivo sem. E como, pelo menos, duas por dia – seja no pequeno-almoço, nos lanches ou mesmo nas refeições principais. Adoro fruta no prato principal. Tenho a regra de comer 3 porções de fruta por dia, sendo que a banana está sempre presente. É claramente a fruta que mais me sacia. Para além do mais, é doce, e normalmente o meu paladar pede sabores assim: um conforto para a minha alma.

Biovivos de Ervilha!!

Imaginem!!! Super-Vegetais vivos, biológicos e sustentáveis para saladas, sumos e sopas. Confesso que muitas das vezes o meu lanche passa por comer biovivos com tomate cherry, temperados com sal de sésamo e limão – é tãão IncríBe!! Carregadinho de saúde! Só por essa razão, já dá vontade de comer. Sabem... À medida que o tempo passa, cada vez mais tenho consciência daquilo que o meu corpo me pede e daquilo que o faz sentir feliz. E aquela ideia de comer salada apenas ao almoço e jantar é bastante relativa e vai depender, sempre, das nossas necessidades. Quantas vezes me apetece lanchar brócolos e beterraba no primeiro lanche? Quantas vezes me apetece comer uma mega taça de açaí com aveia, ao almoço? Tudo vai depender do nosso metabolismo e das nossas necessidades energéticas ao longo do nosso dia – esta "coisa" de trabalhar bem à "noitinha" fez com que ganhasse essas consciência. Adiante. Biovivos sempre na minha vida. Ervilha e girassol uso vezes sem conta nas saladas. É só cortar, lavar e já está! Yummiiiii!!!!

Pêra-abacate

Ai Meu Deus!!!! Gordurinha da boa, minha gente!!! Adoro o sabor, a textura e uso para tudo – podem espreitar a minha receita de guacamole no meu Livro. Para mim, este fruto é delicioso até "com simples", estão a entender? Basta um "esquinho" de pimenta preta e limão – Feito!

Ervilhas

É uma das minhas leguminosas de eleição – rica em proteína e hidratos!! Elas adoram-me certamente. Sempre que as como, o meu corpo sente-se bem. Desde miúda que sou viciada em ervilhas – o arroz de ervilhas da D. Lola está na ordem do impecáBel – ela cozinha a vapor e acrescenta as ervilhas – simples, não inventa. Agradeço à minha mãe a forma prática e intuitiva com que hoje olho para os alimentos.

Estas combinações são criadas por mim, de acordo com o meu paladar e as minhas necessidades depois do treino. Amo esta Saladona!! E depois disto, só mesmo um café e 2 quadrados de chocolate 92% cacau para ficar atestada!!

Que tal? Aprovada? São 15 minutos a preparar... Não há desculpas.

 
 

Receita

Saladona Fit


INGREDIENTES

1 embalagem biovivos de ervilhas
4 colheres sopa bem cheias de ervilhas cozidas
1/2 banana fatiada
1 pêra-abacate esmagada
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
sal de sésamo a gosto

MÉTODO

  1. Juntar os ingredientes todos numa tijela.
  2. Mexer vigorosamente e servir de imediato.
 
 

OBRIGADA À MINHA AMIGA FRANCISCA QUE ME EMPRESTOU A sua COZINHA MARAVILHOSA, À BIO-VIVOS PELOS REBENTOS DE ERVILHA, À QUINTA DO ARNEIRO PELO CABAZ E À FERRACHE E MMI PELO LOOK.

Fotografias de André Nogueira